Componente de Governanção e Comunicação

Os múltiplos desafios que se colocam à política de habitação exigem uma abordagem integrada ao nível das políticas setoriais, das escalas territoriais e do envolvimento dos vários atores, a par com a flexibilidade para a adequação às especificidades próprias do edificado, dos territórios e das comunidades.

Há um vasto conjunto de atores locais que, enquanto agentes da política de habitação, podem ser envolvidos na fase de diagnóstico e na fase de planeamento das soluções habitacionais subjacentes ao PLH de Braga, através de levantamentos, inquéritos, entrevistas, focus group e outras metodologias de recolha de informação.

Paralelamente, importa dar a conhecer a todos os outros interessados, nomeadamente à população residente, enquanto potenciais beneficiários, os objetivos e progressos dos trabalhos de elaboração do PLH de Braga, elucidando-os acerca do seu potencial papel no processo e disponibilizando ferramentas de participação, recolha de contributos e auscultação pública.

Consciente da importância da participação pública neste processo e comprometido com tal desígnio, o Município de Braga assegurará dinamizará um conjunto de iniciativas de participação, dirigidas quer à população em geral, quer a públicos específicos, as quais serão alvo de divulgação atempada nos meios de comunicação institucional da autarquia, com destaque para este portal.

A informação referente às iniciativas, ferramentas e eventos de comunicação será alvo de atualização à medida que forem progredindo os trabalhos de elaboração do Programa Local de Habitação.